“Jingle bell, jingle bell, jingle bell rock”… dezembro chegou e, com ele, o clima natalino. Com a época do natal, as casas e ruas ganham mais luz, cores e brilho, por meio da decoração. Tudo fica mais bonito graças ao esforço de cada família que se une para criar a decoração.
Guirlandas, árvores, luzes e enfeites diversos: cada detalhe vale e agrega beleza à decoração de natal. O que dá o toque principal é a criatividade, mas se você está com alguma dificuldade para dar um up na sua decoração natalina, preparamos este artigo para te ajudar.
Quando se fala em decoração de natal, vem à mente coisas como árvore, sino, guirlanda, estrela, entre outros. Você sabe o que cada um significa e por que se tornaram tão tradicionais nesta época do ano?
Vamos começar pela árvore: é o mais famoso símbolo natalino e representa fertilidade e renascimento. A tradição de enfeitar árvores vem de antes de Cristo, quando eram usadas para celebrar a chegada do inverno e por conta do frio da estação, o pinheiro era a espécie mais propícia porque resistia às baixas temperaturas. A partir do século XIV, o cristianismo passou a absorver esse símbolo para o nascimento de Jesus, por conta do significado.
É comum colocarem uma estrela no topo da árvore de natal. Esse objeto simboliza a estrela que guiou os três reis magos até onde havia nascido o menino Jesus, em Belém. Os sinos e sua ideia de anunciação também se tornaram tradicionais nas comemorações natalinas por anunciarem o nascimento de Cristo.
Não precisa gastar muito para fazer uma decoração bonita no natal. O essencial é ser criativo e saber aproveitar as oportunidades, pois qualquer coisa pode se transformar em um elemento. Aqui vão algumas dicas para você se inspirar:
Não há a necessidade de renovar totalmente a decoração natalina todo ano. Além de ser prejudicial ao seu bolso, o desperdício faz mal para o meio ambiente. Sendo assim, você pode apenas substituir a disposição das coisas e, no caso da árvore, trocar os enfeites.
Entre opções de enfeites para árvore de natal econômicas estão: fotografias da família, mensagens com desejos ou cartões natalinos.
Para encher a mesa de jantar com a magia do natal, não é preciso muito. Guardanapos vermelhos, por exemplo, já oferecem um ar natalino. Outro ponto é enfeitar o encosto das cadeiras com laços ou outros arranjos.
Os laços de fita são muito baratos, existem em várias cores e podem ser usados de diversas formas na decoração do natal. Seja para compor um arranjo ou sozinho, enfeitando as cadeiras, por exemplo.
Está sem dinheiro para comprar uma guirlanda? Que tal fazer você mesmo uma? É possível fazer com bolas de natal, laços de fita, retalhos e até com copos descartáveis, acredita? A Internet está cheia de tutoriais simples e práticos.
As pinhas, flores dos pinheiros, são encontradas em qualquer planta da divisão Pinophyta, como cedro e araucária. Esse elemento da natureza pode dar mais um charme à decoração de natal. Você pode pintar as pinhas com cores metálicas ou colar laços e outros elementos para fazer um enfeite natalino.
Depois desse texto, ficou muito mais fácil decorar a casa para uma das épocas mais importantes do ano. Com foco e criatividade, a decoração natalina da sua casa vai chamar a atenção de toda a vizinhança, pode acreditar!
Gostou desse conteúdo? Para acompanhar outros, confira nosso blog.