Conheça aparatos tecnológicos para sua casa e entenda como a Internet das Coisas muda nossa vida

17 novembro, 2017 Tempo de Leitura4 min

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) se tornou uma expressão largamente utilizada nos últimos anos. Não se trata mais de uma visão futurista da nossa vida em sociedade (aquela coisa meio “Os Jetsons”), já é uma realidade. É claro que ainda há muito pela frente, mas existem algumas automações que estão presentes em smart houses (lares inteligentes) mundo afora. Estamos falando da busca por mais conforto, mais segurança e, principalmente, do mais importante: otimização do tempo.

Antes de partir para os exemplos, vamos deixar claro o conceito Internet das Coisas. A palavra-chave para entender o movimento é: conexão. Tudo está conectado à Internet. O ponto central é que o mundo digital e o físico se encontrem e tornem-se uma unidade, devido à comunicação entre os dispositivos e os centros de dados (nuvens e etc). Agora vamos aos exemplos:

Assistente virtual

alexaVocê já ouviu falar no Amazon Alexa? O dispositivo é um assistente virtual que atende a comandos de voz para uma enorme variedade de funções: você consegue escolher uma música para tocar, fazer uma lista de compras, gerenciar um alerta para um compromisso, controlar as luzes da casa, descobrir a definição de palavras, trancar portas, controlar a TV (caso os outros dispositivos também estejam conectados)… inspirado na nave Interprise, de Star Trek, o produto tem feito mais sucesso que os seus concorrentes Google Assistente, Siri da Apple e Cortana da Microsoft. Por enquanto, o dispositivo funciona somente em inglês e alemão, mas logo, logo a Alexa deve dar as caras por aqui.

Tecnologia para segurança

Os artifícios tecnológicos para segurança estão cada vez mais espalhados pelas propriedades do mundo, mas por aqui também são uma tendência crescente. É possível monitorar basicamente tudo dentro de casa. Saber quando uma porta ou janela estão abertas, detectar movimento nos cômodos, armar e desarmar os dispositivos através do aplicativo. A proposta das empresas que trabalham com a segurança residencial é que os moradores não tenham que se preocupar com a crescente violência das grandes cidades.

Geladeiras inteligentes

Uma geladeira que te avisa quando o leite está acabando; ou que avisa que um produto está perto do vencimento do prazo de validade. É claro que para que tudo funcione corretamente, você vai precisar inserir as informações de forma organizada, mas é ou não um baita incentivo à organização? E tem muito mais, é possível pedir informações sobre o trânsito, sobre o clima e muito mais através dos comandos de voz (olha um toque de Amazon Alexa aqui). Você pode ainda criar listas de mercado, fazer compras online e trocar informações sobre os produtos da geladeira com outros moradores da casa.

Controlador de sprinkler

Essa é uma ótima para quem tem um quintal grande. Com a customização feita, os sprinklers (para molhar as plantas) são ativados exatamente nos momentos necessários para deixar sua área externa bem saudável. Você vai precisar acrescentar detalhes como tipo de plantas, tipo de solo, informações sobre a exposição ao sol e a ferramenta vai calcular automaticamente a quantidade necessária de água para distribuir os ciclos de umidificação para cada espaço, sendo assim também ecologicamente correto. Ah, ele vai detectar o clima e não vai ligar a água em dias de chuva.

Automação de som, luz e biometria

Imagine o cenário: você chega em casa e liga seu sistema de som com um comando de voz ou com a ponta de um dos seus dedos. As luzes se acendem (e apagam) automaticamente de acordo com o cômodo que você está ocupando no momento. Você usa o bluetooth para mudar a música no seu Spotify e através de um clique transfere o som que estava ouvindo na sala para o quarto. São diversas as possibilidades no uso da automação de som e luz e da biometria, sendo que esta última pode ser ainda mais uma configuração voltada para a sua segurança e da sua família.

A tecnologia está presente nas nossas vidas de uma maneira sem precedentes e isso vai se intensificar ao longo dos anos. A Internet das Coisas é um mundo diverso e conectado que, manejado de maneira racional, pode nos ajudar a aproveitar melhor o nosso tempo. Dentre os exemplos citados, alguns ainda não chegaram ao Brasil e, certamente, não abordamos tudo o que já acontece, mas esperamos ter oferecido um panorama interessante para que os amantes dos aparatos tecnológicos sigam buscando o que lhes servir melhor. Pesquisem, se informem e não se esqueçam de sempre usar a tecnologia de forma consciente.

Compartilhar

Cadastre-se e saiba primeiro quando um post chegar!