A manutenção em apartamentos é tão necessária quanto em carros. Assim como ferramentas e outros objetos, as instalações de um imóvel precisam ser verificadas e substituídas de tempos em tempos. Isso acontece porque as condições naturais do tempo podem danificá-las. A manutenção busca preservar estruturas, instalações, acabamento e decoração.
Além das questões de segurança, verificar instalações, encontrar problemas e solucioná-los garante o conforto e beleza do imóvel. Por isso, separamos os principais motivos para fazer a manutenção de seu apartamento.
Grandes acidentes são gerados por pequenas falhas, que nem sempre são identificadas. Um vazamento, uma infiltração, um fio desencapado, parede quebrada, etc: qualquer probleminha pode se tornar um problemão, se não tiver os devidos cuidados.
Verifique todos os itens essenciais à segurança, como grades e telas de proteção, fechaduras e se há vazamentos de gás. Instalar um detector de monóxido de carbono é uma boa forma de prevenir acidentes. As instalações elétricas também merecem muita atenção, mas nesse caso, conte com a ajuda de um eletricista. Chegue o chuveiro, os fios, caixas e demais aparelhos, em busca de qualquer falha que possa ocasionar choques.
A valorização de um imóvel depende de vários fatores, entre eles, a localização, segurança interna e externa, estrutura do condomínio e, principalmente, a parte interna do apartamento. Por isso, a manutenção regular ajuda a manter o imóvel sempre em boas condições e mais valorizado.
Ao fazer verificações e reformas regulares, o apartamento estará sempre com aparência de novo, seguro e sem riscos de acidentes ou dores de cabeça para os moradores, como infiltrações. Se você vai vender, o valor será maior. Caso o foco seja alugar, ainda mais por meio de ferramentas como o Airbnb, suas avaliações serão melhores e o apartamento mais procurado.
Uma pequena falha em um imóvel pode aumentar e se tornar um grande problema que levará muito mais tempo e dinheiro para ser resolvido. A manutenção de um apartamento pode identificar essas irregularidades logo no começo, possibilitando consertá-las antes de se tornar um transtorno.
Como é uma despesa programada, uma vez que a manutenção tem data marcada, os moradores de um apartamento podem se preparar melhor, tanto financeiramente quanto para as possíveis obras que virão. É mais tranquilidade e menos dores de cabeça.
Como você pode perceber, fazer a manutenção do seu apartamento com frequência é Importante para a sua segurança, estabilidade financeira e também para a valorização do imóvel. O tempo entre uma manutenção e outra varia, mas é importante manter um intervalo padrão de pelo menos um ano. No entanto, sempre que você sentir que alguma parte da casa está precisando de atenção, não pense duas vezes e faça uma vistoria.
Gostou deste conteúdo? Tem alguma dica interessante para fazer a manutenção de um apartamento? Conta pra gente nos comentários.