Vivemos no Brasil um período de instabilidade política e econômica. Por isso mesmo, é preciso visão para fazer bons negócios. Para ser um bom investidor, você precisa analisar o cenário com um olhar mais atento e ter um senso de oportunidade aguçado. Para trilhar um bom caminho, você deve cumprir duas etapas essenciais: tenha um corretor de confiança e pesquise por conta própria. Comprar um imóvel tem grande significado na sua vida, invista também um pouco do seu tempo nessa tarefa para colher bons frutos depois.
Uma pesquisa do Índice FipeZap, realizada em outubro de 2016, aponta que o preço médio anunciado do metro quadrado apresentou queda real de -7,03% nos últimos 12 meses. O relatório destaca ainda que todas as cidades brasileiras que compõem o Índice FipeZap (entre elas Niterói e Rio de Janeiro) registraram variação inferior à inflação esperada no mesmo período.
Além disso, a compra de imóveis representa um investimento considerado seguro em tempos de economia instável. Mas seguro por quê? Porque é um patrimônio garantido, um bem físico, tangível. Devido à atual situação, as construtoras – que determinam os preços – estão mais dispostas a fazer boas negociações, com isso o estoque vem diminuindo.
A verdade é que a instabilidade generalizada cria o temor de que os empreendimentos encalhem. Como consequência, as obras desaceleram e os imóveis já prontos estão mais flexíveis em preços. É um terreno fértil para negociação porque há um significativo estoque.
O que tudo isso quer dizer? Que com um bom senso de oportunidade, a compra de imóveis pode ser bem interessante, mesmo no cenário atual. Mas reiteramos: fortaleça-se com muita pesquisa e um bom apoio profissional para que não tenha motivos para se arrepender. É nos momentos difíceis que um bom planejamento se destaca.