Ter o mar como vizinho é um dos objetivos mais almejados por muitos. Morar em frente ao mar e receber a brisa marinha é maravilhoso. Porém, a maresia, formada por gotículas de água salgada, pode acabar desgastando seus móveis e a própria construção.
Na praia, os cuidados necessários para manter bem conservado seus móveis e estrutura do imóvel na praia exigem um pouco mais de atenção. Por isso, listamos algumas dicas especiais para que você aprenda como proteger seu apartamento da maresia.
O concreto é um material poroso que absorve o sal marinho que entra em contato com as paredes externas da construção e acaba enferrujando as estruturas metálicas usadas para sustentar a casa. Esse fenômeno causa um crescimento no volume da parede e gera rachaduras com o tempo.
O aconselhável nessa situação é usar tintas impermeabilizantes, fazendo processos de retoque regularmente. Além do inchaço provocado pela maresia, pode-se gerar uma criação de fungos por conta da umidade nas paredes internas. Para que esse problema seja evitado, basta usar tintas apropriadas para o extermínio e prevenção de fungos.
Em pisos de madeira, é recomendável que se faça uma manutenção com verniz sempre que necessário. O verniz cria uma camada quase transparente que protege o piso de madeira do desgaste marinho.
A oxidação de eletrodomésticos em casas praianas é praticamente inevitável, restando-se apenas ter maiores cuidados para que estes sejam conservados. Evite deixá-los em locais expostos a corrente de ar e sol.
É importante também verificar sempre se algum eletrodoméstico está no início do processo de oxidação, para que os cuidados necessários sejam tomados e evitar que o desgaste chegue na parte interior. A ferrugem nas partes internas pode acabar queimando motores ou, em caso de computadores, a placa mãe.
Em casos graves de oxidação, procure um profissional para lixar a ferrugem e restaurar a pintura externa. No caso de uma pequena oxidação, faça você mesmo a lixação com o material adequado e use esmalte da mesma cor do objeto para cobrir.
Para evitar o desgaste dos seus móveis de madeira, use semanalmente óleo de peroba ou outro lustra móvel de sua preferência. O óleo de peroba cria uma camada química protetora temporária que se torna um aliado contra o desgaste da maresia.
Além disso, limpe com frequência o sal e areia de cima dos objetos. Móveis como sofá e poltronas podem mofar com a umidade, por isso é recomendável que seja usado capas com tecidos de poliéster que possuem maior função impermeável em relação a outros tecidos.
No que diz respeito à decoração, como pequenos objetos e fotos, é recomendável mantê-los dentro de recipientes protegidos por vidro, que se mostram bastante resistentes à maresia. Se você usa plantas em casa como decoração, opte pelas tropicais que já são acostumadas com o calor e a salinidade.
Ferro é o material que mais se desgasta com a maresia, sendo assim, é recomendável que portas e janelas em casas e apartamentos praianos sejam feitas de madeira ou vidro, no qual são materiais que se apresentam mais resistentes nesse ambiente.
Além disso, para as dobradiças, é aconselhado que seja usado aço inoxidável ou alumínio ao invés de ferro. Para que esses materiais se tornem mais resistentes, use o verniz como seu aliado. Passando uma camada nas portas e janelas de madeira, como também em suas dobradiças. Uma vez por semana, use spray de óleo nos metais das dobradiças para evitar o enferrujamento e possíveis barulhos desagradáveis.
Os cuidados necessários para manter seu apartamento na praia podem exigir um pouco mais de esforço do que o comum, como a manutenção de eletrodomésticos e uma observação maior nos demais móveis de seu lar. No entanto, materiais especiais como verniz e tintas antioxidantes se tornam aliados para que seu apartamento seja protegido da maresia.
Curtiu o post e tem mais alguma dica sobre proteção especial para apartamentos na praia? Compartilha com a gente nos comentários!