Mudar a decoração da casa deixa o ambiente totalmente diferente, com cara de novo. Além de beleza, essa mudança melhora o humor dos moradores. Afinal, quem não gosta de novidade e organização, não é mesmo? Embora não pareça, você pode fazer isso gastando pouco. Com planejamento e atenção, é possível tornar sua casa linda e renovada.
Para mudar a decoração de qualquer ambiente, é fundamental pensar em cada etapa. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para deixar a sua casa com cara de nova.
Antes de tudo, qualquer projeto que envolva criatividade precisa de referências. Isso não significa copiar completamente a ideia de alguém, mas reunir inspirações com a finalidade de entender do que você gosta. Nas redes sociais, em blogs e sites de arquitetura e interiores, há ideias incríveis e variadas.
O Pinterest é a rede social mais recomendada para a busca de referências. Nele, você pode criar pastas diversas e salvar todas as fotos que encontrou nas pesquisas.
Todo projeto possui referências e na decoração não poderia ser diferente. Existem diversos lugares para buscar inspirações, seja em revistas, blogs ou redes sociais, como o Pinterest. Dessa forma, será mais fácil definir seu estilo e deixar a decoração com a sua cara, mas também seguindo as tendências da moda.
Não saber qual estilo vai seguir pode deixar a decoração confusa e resultar em maiores gastos, uma vez que as prioridades não estão definidas. Para isso, avalie quais são as inspirações que você salvou: quais características elas têm? Boho? Minimalista? Escandinava? Vintage? Você não precisa seguir à risca um tipo só de decoração, contudo essa definição servirá como orientação na hora de fazer escolhas.
Depois de definir o estilo e encontrar as inspirações, liste o que você vai fazer. Da tinta das paredes aos móveis e objetos decorativos, anote cada item e pesquise os preços. Por fim, estabeleça as prioridades e faça um orçamento do quanto vai precisar gastar.
Você sabia que a iluminação pode transformar totalmente um ambiente? Começando pela luz natural que deixa o lar mais aconchegante e ainda oferece economia, já que há uma redução no consumo de energia elétrica. Além disso, deixar a luz do sol entrar dá a sensação de amplitude nos espaços.
A iluminação artificial também é merece atenção. Uma luminária, por exemplo, além de deixar um cômodo mais bonito, auxilia na leitura, trabalho ou estudos. As lâmpadas podem dar destaque a alguma parte da decoração, como uma mesa ou quadros.
Não é necessário comprar tudo do zero na hora de transformar a decoração de uma casa. Você pode analisar quais móveis e objetos podem ser reaproveitados e talvez provavelmente reformar algum. Muitas vezes, pintar um móvel antigo ou trocar a cobertura de um estofado já faz uma grande diferença.
Agora que você já sabe passo a passo para montar uma decoração, vai poder mudar o seu lar e deixá-lo mais bonito gastando pouco. Por consequência, virá aquele sentimento de renovação que impulsiona melhorias em todos os aspectos da vida.
Você gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que seus seguidores fiquem por dentro do assunto.