Seja como ambiente da casa ou como modalidade de trabalho, o Home Office veio para ficar. A pandemia fez todos olharem com outros olhos para esse espaço. Quem não tinha, tratou logo de montar um. E quem tinha, resolveu caprichar mais na decoração e organização, já que muito mais tempo seria passado ali. Sem contar que o Home Office começou a ser mostrado para todo mundo pela câmera do computador nas videoconferências e lives. Ninguém quer fazer feio, não é mesmo?
Pensando nessa nova realidade, preparamos algumas dicas para você ter um Home Office tranquilo. Não deixe também de conferir no final do post ideias para melhorar também a sua produtividade e concentração. Afinal, segundo pesquisa, é no Home Office se desenvolverá o trabalho daqui para frente. O estudo aponta que mais da metade dos profissionais considera trocar de emprego para não deixar de trabalhar de casa https://bityli.com/Ujqsl .
É o seu tipo de trabalho que define o ponto de partida para o seu projeto de Home Office, e não o contrário. Se você lida com muitas pastas físicas, livros e anotações, precisa ter o número suficiente de gavetas e anteparos para acessá-los com facilidade. Se tudo fica no computador, um ambiente mais minimalista pode ser a melhor pedida. O seu estilo também precisa estar impresso na decoração para combinar com você quando a luzinha da câmera acender nas reuniões e lives.
Nem todo mundo pode se dar ao luxo de ter um quarto sobrando ou um ambiente previamente reservado na casa para ser o escritório. Se esse local existir, pode ser usado isoladamente ou com uma função híbrida, como a de Home Office com quartos de hóspedes. Outra possibilidade é transformar dependências que não são utilizadas ou varandas com a proteção de cortinas de vidro. E quando você não dispõe de nenhum desses espaços, ainda dá para montar o seu Home Office instalando uma mesa, uma cadeira confortável e uma divisória mesmo que simbólica para demarcar que ali é o seu local de trabalho.
Conforto e funcionalidade são as palavras-chave aqui. Não se esqueça que é no Home Office que você vai passar horas trabalhando. Isso não quer dizer que você não possa dar o seu toque pessoal, afinal você também está em casa. Escolha uma cadeira confortável, não importa se é uma poltrona executiva ou não. Componha com uma mesa compatível com a sua altura, prateleiras e estantes de fácil acesso e um apoio para os pés. Para escritórios pequenos, prefira os móveis planejados para aproveitar o espaço da melhor forma possível.
Como falamos anteriormente, o seu tipo de trabalho define o seu escritório. Com a aplicação de cores, não é diferente. A questão não é apenas o que os outros irão ver, mas também o ambiente que irá ajudar ou atrapalha na sua concentração, inspiração e organização. Segundo pesquisa da Universidade do Texas, https://bityli.com/2juxX , as cores no ambiente de trabalho exercem comprovadamente influência na produtividade.
O verde e o azul, por exemplo, acalmam, ajudam na confiança e na comunicação. Já os tons de verde trazem inspiração e reduzem o desgaste visual causado pelas telas. Cores mais quentes como o amarelo e o vermelho estimulam a atividade cerebral, enquanto o laranja desperta a sensação de energia. Por fim, os tons pastéis trazem sobriedade, mas precisam ser combinados com outras cores para não provocarem o sentimento de monotonia.
Assim como as cores, a iluminação tem influência direta com a sua produtividade e a beleza do seu Home Office. Não abra mão da luz natural sempre que tiver essa disponibilidade de instalar a mesa próxima à uma janela. Mas fique atento ao excesso de luz para evitar o ofuscamento ou aquecer seu computador. Sendo assim, uma boa cortina com blecaute para os períodos de muito sol é de grande valia.
Na hora de escolher as luzes artificiais, opte pela luz branca no cômodo e luminárias na mesa de trabalho.
A temperatura e a qualidade do ar são fundamentais em um ambiente onde você passa tantas horas do dia. A ventilação natural nem sempre é possível, em função de se fazer cada mais calor hoje em dia e o barulho da rua que pode atrapalhar. Então, invista em aparelhos de ar-condicionado mais silenciosos e econômicos como os modelos Split ou em ventiladores de teto estilosos. Umidificadores de ar também são recomendados para regiões de clima mais seco ou escritórios com muitos papéis guardados.
Certifique-se de que há tomadas suficientes para o que você precisa, com a voltagem e o encaixe adequado de pinos (ou providencie adaptadores). Use roteadores que potencializem o sinal do wi-fi ou até cabos para garantir que o sinal não caia quando você mais necessita. Se você faz muitas reuniões e lives, um ring light vai ajudar a te iluminar melhor. Invista também em um bom fone de ouvido.
Se você é um advogado, a resposta é fácil. Se é um designer, também. A decoração deve ser mais ou menos moderna de acordo com o seu estilo e ofício. Isso quer dizer que você precisa reproduzir um escritório de empresa na sua casa? Claro que não. É o seu toque pessoal que vai fazer a diferença tanto na percepção que os outros terão de você quanto na sua produtividade. Livros que você leu, obras de arte que admira e fotos de eventos profissionais que participou ajudam nessa composição.
Nem tudo são flores trabalhando de casa, a possibilidade de dispersão é grande. Você é demandado tanto por quem mora com você quanto pelos colegas e chefes que não sabem se você está ocupado àquela hora. Sem falar da monotonia por estar sozinho.
Tente criar uma rotina de trabalho e comunique seus horários à sua família. Dê pausas, organize suas ferramentas físicas e virtuais, trace metas diárias não deixe de trocar ideias com os seus companheiros de trabalho mesmo que à distância.
Se inspirou com esse post? Tem alguma ideia bacana para acrescentar? Diga para a gente nos comentários, é bem provável que você tenha lido do seu Home Office atual. Conte conosco para montar o próximo nos melhores espaços!