Entenda todos os gastos extras na compra do seu apartamento novo

13 setembro, 2017 Tempo de Leitura3 min

Comprar um imóvel é um momento muito importante na vida de uma pessoa/família. E, como nos comprometemos desde o início da trajetória da Amim Imóveis, queremos te guiar por um caminho de compra descomplicado e transparente. Então vamos falar de gastos? Vamos abordar todas as taxas com as quais você vai esbarrar, além do custo do imóvel, para que você esteja preparado para encarar esse processo conscientemente.

É importante esclarecer que no caso de financiamento do imóvel, você pode incluir parte dos gastos no valor do empréstimo. Ou seja, além do banco te emprestar o valor do imóvel, ele também pode te auxiliar no pagamento destas despesas. No caso da Caixa Econômica, o valor deste empréstimo é de até 4% do valor total do financiamento do imóvel. Agora vamos entender melhor de que taxas estamos falando?

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Essa é uma taxa cobrada pela Prefeitura sobre a compra do imóvel. Geralmente, o imposto é cobrado em cima do valor de transação (valor da venda propriamente dita) e não sobre o valor venal (preço anunciado associado ao valor de mercado). O custo é 2% do valor de mercado de acordo com a avaliação da Prefeitura.

Registro da compra em cartório

É o documento emitido pelo cartório que comprova legalmente a propriedade do imóvel. A taxa varia entre os estados e é proporcional ao preço do bem. Esse valor está associado ao ITBI e consta na tabela da Corregedoria.

Escritura pública

A escritura pública é necessária em casos de compra à vista, já que no financiamento o próprio contrato com o banco já tem valor de escritura. A taxa varia entre os estados e é proporcional ao preço do bem. Esse valor depende do ITBI e consta na tabela da corregedoria.

Certidão Negativa de Débitos (CND)

A CND é um documento que tem a função de comprovar que o bem não possui pendências junto aos órgãos públicos, sendo emitida pela Receita Federal. Geralmente deve ser providenciada pelo vendedor, mas é um documento muito importante de ser checado pelo comprador, pois, em caso de problemas, a transação pode ser anulada. Boa notícia, esse documento não tem nenhum custo e pode ser providenciado pela Intenet.

Certidão de Ônus Reais

Essa certidão especifica se há alguma restrição para que o novo proprietário tome posse do seu imóvel. Essas questões que podem travar a negociação dizem respeito a alguma hipoteca ou penhora da propriedade, por exemplo. O documento emitido pelo cartório também é chamado de: certidão atualizada da matrícula do imóvel, certidão de propriedade do imovel, certidão de RGI do imóvel. O custo é de R$ 98,96.

Mudança

Esse é um gasto variável e bem familiar a todos, mas que, claro, deve entrar no seu planejamento. Você tem a opção de escolher contratar um caminhão de mudança ou uma transportadora. Existe uma grande variedade de alternativas, este item requer muita pesquisa para que você consiga uma boa relação custo/benefício. Esse valor é variável, vale muito a pesquisa e a negociação

Compartilhar

Cadastre-se e saiba primeiro quando um post chegar!