Financiamento imobiliário: dicas e documentação

6 junho, 2023 Tempo de Leitura5 min

Casal assinando documentação

A imensa maioria dos interessados em adquirir um imóvel não possui recursos para uma compra à vista. E por mais que o financiamento imobiliário seja o caminho mais utilizado rumo à conquista daquela casa ou apartamento tão desejado, ainda tem muita gente que se complica na hora de reunir tudo o que é exigido. Ficar atento às dicas e à documentação necessária para o financiamento imobiliário é o primeiro passo para tirar esse sonho do papel.

Por isso, separamos aqui um pequeno guia para orientar quem deseja uma jornada mais tranquila até quitar todas as parcelas. Falaremos agora sobre as etapas até ter as chaves na mão, os documentos necessários e algumas das dicas mais valiosas para alcançar o objetivo.

A ordem dos processos interfere no resultado 

Não tenha pressa, mas não perca tempo, já que um movimento desses não é concluído do dia pra noite e nem pode ser adiado para sempre, não é mesmo?

E agora, vamos à papelada | Financiamento imobiliário: dicas e documentação

São necessários documentos do comprador, do vendedor e da propriedade a ser transferida, então vamos começar por quem quer comprar.

  • Documento de identificação, declaração de profissão e CPF (CTPS, RG, CNH ou documentos com foto de categoria profissional expedidos por entidades federalmente reconhecidas podem ser utilizados). 
  • Certidão de estado civil. Aqui, vale a Certidão de Nascimento para quem é solteiro. Para os casais, Certidão de Casamento ou de União Estável e também a Escritura Pública de Pacto Antenupcial, para que fique claro o regime de bens escolhido pelos cônjuges.
  • Comprovante de Residência (documentos que mostrem o endereço e o CEP, como contratos de aluguel registrados em cartório e contas de água, luz, gás, telefone e internet).
  • O Comprovante de Renda servirá de base para a análise de crédito. As instituições precisam que você tenha como garantir o pagamento das prestações. 
  • Quem trabalha no regime de CLT pode comprovar com 3 anos de contracheques. Empresários e autônomos podem demonstrar através de um histórico de extratos com movimentações e através das declarações de Imposto de Renda.
  • Extrato do FGTS (aqui, para os trabalhadores com carteira que pretendem usar esse recurso no financiamento, devem apresentar também a Carteira de Trabalho e uma autorização do banco autorizando a operação) emitido, carimbado, datado e assinado pela Caixa Econômica Federal.

Com tudo em mãos, seguimos para o momento da avaliação do crédito

Duas mulheres assinando documentação

Nesse momento, o banco ou a construtora poderão ver o tamanho que as suas parcelas poderão ter sem que isso prejudique o seu equilíbrio financeiro. Para a maior parte das instituições, a cota mensal pode corresponder no máximo a 30% dos rendimentos comprovados.

Do lado de quem vende, estarão os documentos de identificação da pessoa física que deseja vender, ou caso seja uma pessoa jurídica a parte vendedora, cópias simples das certidões Negativa de Débito (CND), Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN), do Contrato Social ou Estatuto Social registrado perante a Junta Comercial e uma carta com firma reconhecida e assinada pelos representantes.

Para empresas com Estatuto Social ao invés do Contrato Social, é necessária também a Ata de Eleição da Diretoria com registro na Junta Comercial. 

Por fim, os documentos do imóvel são:

  • Cópia do IPTU do ano corrente;
  • Certidão negativa de débitos deste mesmo tributo;
  • Cópia simples da matrícula do imóvel (RGI) é igualmente necessária.

Crédito aprovado! E agora?! | Financiamento imobiliário: dicas e documentação

Grupo de pessoas comemorando

Com o crédito aprovado e os documentos entregues, finalmente chega a hora da assinatura do contrato. É essencial revisar e entender todas as cláusulas, principalmente as que dizem respeito aos prazos e taxas estabelecidos. O registro em um Cartório de Registro de Imóvel atesta, enfim, que você tem o reconhecimento legal de possuir o seu novo imóvel.

Entregar os documentos respeitando os prazos requer paciência e planejamento. Iniciar o processo sem ter em mãos todos os itens requeridos pode, além de causar irritação, ser contraproducente para que as coisas aconteçam. Alguns documentos demoram dias para serem entregues, por isso, quanto mais antecedência melhor.

Onde fechar o melhor negócio da sua vida

Niterói

Algumas instituições podem pedir um pouco mais ou um pouco menos de documentos para a comprovação da renda ou do imóvel que se deseja financiar. De qualquer forma, contar com o auxílio de profissionais experientes é o que faz cada vez mais proprietários escolherem a Amim Imóveis para realizarem os seus sonhos. 

Além da tradição de excelência, temos amor pelo que fazemos e mostramos isso através do nosso atendimento personalizado. Vamos juntos dar o próximo passo em direção a uma nova história de sucesso tendo Niterói e a Região Oceânica como cenário?!

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