A imensa maioria dos interessados em adquirir um imóvel não possui recursos para uma compra à vista. E por mais que o financiamento imobiliário seja o caminho mais utilizado rumo à conquista daquela casa ou apartamento tão desejado, ainda tem muita gente que se complica na hora de reunir tudo o que é exigido. Ficar atento às dicas e à documentação necessária para o financiamento imobiliário é o primeiro passo para tirar esse sonho do papel.
Por isso, separamos aqui um pequeno guia para orientar quem deseja uma jornada mais tranquila até quitar todas as parcelas. Falaremos agora sobre as etapas até ter as chaves na mão, os documentos necessários e algumas das dicas mais valiosas para alcançar o objetivo.
Não tenha pressa, mas não perca tempo, já que um movimento desses não é concluído do dia pra noite e nem pode ser adiado para sempre, não é mesmo?
São necessários documentos do comprador, do vendedor e da propriedade a ser transferida, então vamos começar por quem quer comprar.
Nesse momento, o banco ou a construtora poderão ver o tamanho que as suas parcelas poderão ter sem que isso prejudique o seu equilíbrio financeiro. Para a maior parte das instituições, a cota mensal pode corresponder no máximo a 30% dos rendimentos comprovados.
Do lado de quem vende, estarão os documentos de identificação da pessoa física que deseja vender, ou caso seja uma pessoa jurídica a parte vendedora, cópias simples das certidões Negativa de Débito (CND), Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN), do Contrato Social ou Estatuto Social registrado perante a Junta Comercial e uma carta com firma reconhecida e assinada pelos representantes.
Para empresas com Estatuto Social ao invés do Contrato Social, é necessária também a Ata de Eleição da Diretoria com registro na Junta Comercial.
Por fim, os documentos do imóvel são:
Com o crédito aprovado e os documentos entregues, finalmente chega a hora da assinatura do contrato. É essencial revisar e entender todas as cláusulas, principalmente as que dizem respeito aos prazos e taxas estabelecidos. O registro em um Cartório de Registro de Imóvel atesta, enfim, que você tem o reconhecimento legal de possuir o seu novo imóvel.
Entregar os documentos respeitando os prazos requer paciência e planejamento. Iniciar o processo sem ter em mãos todos os itens requeridos pode, além de causar irritação, ser contraproducente para que as coisas aconteçam. Alguns documentos demoram dias para serem entregues, por isso, quanto mais antecedência melhor.
Algumas instituições podem pedir um pouco mais ou um pouco menos de documentos para a comprovação da renda ou do imóvel que se deseja financiar. De qualquer forma, contar com o auxílio de profissionais experientes é o que faz cada vez mais proprietários escolherem a Amim Imóveis para realizarem os seus sonhos.
Além da tradição de excelência, temos amor pelo que fazemos e mostramos isso através do nosso atendimento personalizado. Vamos juntos dar o próximo passo em direção a uma nova história de sucesso tendo Niterói e a Região Oceânica como cenário?!