Loading

Passo a Passo Para Planejar Uma Reforma

Um belo dia você resolve mudar. Sua casa continua no mesmo lugar, mas as possibilidades de reformas começam a fervilhar dentro da cabeça. Seja para corrigir uma falha estrutural, aumentar a funcionalidade, a beleza ou o valor do imóvel, muita gente ainda sofre com os imprevistos durante a obra.

 

Planejar requer muito mais que apenas tempo e dinheiro. Quanto mais organizados forem os passos, maiores as chances de os resultados almejados aparecerem. Sendo assim, separamos aqui alguns processos que precisam fazer parte dos planos de quem quer reformar.

 

Passo a passo para planejar uma reforma: escolha o que tirar e colocar

 

A palavra de ordem aqui é foco. Defina qual a área da obra, o que sairá de cena e o que chegará, assim como quais materiais serão necessários. Estabeleça um orçamento para que sua imaginação não extrapole os limites do seu bolso.

 

Passo a passo para planejar uma reforma: trabalhe com profissionais credenciados 

 

Profissionais registrados são o caminho para uma obra bem feita (e sem multas).

 

Há uma série de leis municipais e estaduais que precisam ser cumpridas para garantir a aplicação das melhores práticas nas construções. Só com a consultoria de profissionais sérios é possível realizar as mudanças desejadas sem infringir nenhuma norma, evitando assim penalidades, multas e até a necessidade de remoção de algum elemento.

 

Ajude os profissionais a te ajudarem

 

Disponibilize as plantas de estrutura, hidráulica e elétrica para que as pessoas que trabalham no projeto possam se guiar, diminuindo a chance de erros e ajustes de última hora. Avalie o sistema elétrico da casa, juntamente com a parte hidráulica e de distribuição de gás. Sem todo esse conjunto funcionando bem, qualquer modificação pode virar alegria passageira.

 

Pesquise preços e estude referências

img1

Assim como ninguém escolhe um médico aleatoriamente para se tratar, o mesmo se aplica ao contratar profissionais para cuidar da casa. Abuse da internet e do seu círculo de amigos para selecionar os melhores (e não os mais baratos).

 

Lembre-se que o ambiente digital lhe proporciona entrar em contato e consultar preços e condições sem a necessidade de ir fisicamente aos lugares. Não esqueça também que, quanto mais itens forem possíveis de comprar em um único lugar, maiores as chances de um desconto ou uma facilidade extra na hora de pagar.

 

Considere sair de casa enquanto a poeira reinar

IMG2

Morar junto com a obra pode não ser uma questão de escolha em diversos casos, porém é preciso considerar essa possibilidade para uma reforma mais tranquila. O barulho, os cheiros, a poeira e a própria desorganização podem afetar o psicológico (e a saúde) daqueles que vivem no espaço.

Há uma infinidade de ofertas de espaços que podem ser alugados no intervalo de alguns dias e que garantirão agilidade, segurança e conforto aos moradores. Isso sem falar nos riscos que você evita de conviver com pessoas estranhas em casa em plena pandemia.

 

Cada coisa a seu tempo e logo você chega lá

 

Por mais que muita gente caia na tentação de fazer uma infinidade de coisas, transformando a casa num canteiro de obras, o ideal é definir uma ordem para as benfeitorias e trabalhar em cada parte do projeto exclusivamente. Assim, diminuem as pontas soltas e os riscos de acidentes, erros de execução e refações.

 

 

Confie no planejamento e aproveite o resultado

 

Como foi possível ver rapidamente, há uma série de fatores a se considerar antes de começar (e terminar) uma reforma. Pesquise cada ponto e defina a ordem da execução das coisas com a ajuda dos profissionais. Centralizar todas as decisões em você é um caminho que leva ao estresse e ao desperdício de recursos.

 

A mudança já começou. Coloque as idéias na folha e organize os levantamentos necessários. Defina prioridades, metas e estabeleça prazos. Prefira economizar tempo ao executar tarefas planejadas a ter que economizar dinheiro em mão de obra e materiais, o que pode se revelar muito mais caro depois de algum tempo.

 

Pesquise as opções, vá sonhando com a sua casa nova e conte com as nossas ofertas exclusivas de imóveis na hora de mudar. Temos um time dedicado a selecionar as melhores oportunidades para você e sua família.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT