Loading

Dicas para comprar um apartamento na planta

Eis que aparece aquela oportunidade imperdível: boa localização, imóvel espaçoso, boas condições de financiamento… Só que a moradia dos sonhos ainda não saiu do papel. Ter que esperar seu lar ficar pronto é a principal desvantagem desse tipo de compra. No entanto, os fatores positivos podem compensar esse tempo até que se possa, finalmente, colocar a chave na porta. Aproveitar as melhores dicas para comprar um apartamento na planta ajuda a fazer esse grande dia chegar mais rápido e sem percalços.

 

As vantagens de esperar um pouquinho

 

O tempo necessário para a conclusão das obras varia em cada caso, geralmente entre 18 e 36 meses, e pode ser aproveitado para um melhor planejamento das ações em torno da unidade. Durante a espera, você pode organizar com calma a mudança e definir itens de decoração e mobília sem pressa.

 

A personalização fica mais fácil e em alguns casos é até permitido ajustar características do imóvel em relação ao projeto original. Investir na escolha de pisos, móveis planejados e acabamentos ainda na fase de construção pode significar economia de tempo, dinheiro e menos quebra-quebra.

 

A última vantagem, não menos importante, é a possibilidade de encontrar condições facilitadas em relação aos imóveis já prontos. Entradas diluídas, melhores condições de financiamento e até brindes e facilidades relacionadas ao imóvel, como vagas extras de garagem, descontos em lojas de decoração e acabamento, entre outras regalias.

 

Como essa modalidade de compra ainda não é tão clara para algumas pessoas, preparamos este pequeno resumo para garantir uma boa escolha, e evitar dores de cabeça, na hora de fechar negócio.

 

 

Saiba o que está adquirindo

 

Imagem 2 Amim planta

 

Como entender o que está acontecendo em um imóvel intangível, ou seja, onde não se pode visitar, tocar e enxergar? Para isso, é necessário visitar o apartamento decorado, presente no terreno onde seu imóvel será construído. Lá, fora saber os materiais que serão utilizados pela incorporadora, é possível encontrar perspectivas, maquetes, fotos e vídeos de como o seu cantinho vai ficar depois de pronto.

 

É muito importante guardar esses materiais até a entrega do projeto, bem como registrar tudo o que for combinado, por meio de uma troca de e-mails por exemplo, para que mais adiante seja possível comprovar que as coisas prometidas foram, de fato, entregues.

 

 

Dicas para comprar um apartamento na planta: pesquise por referências

 

Com o mercado imobiliário fervilhando, é natural que apareçam diversas opções de negócios com uma infinidade de atrativos. Para não se arrepender, vale pesquisar sobre as construtoras e incorporadoras em fóruns especializados. A construtora executa a obra nos moldes do projeto enquanto a incorporadora fica responsável por cuidar da burocracia inerente ao negócio, como negociações, vendas, registros e documentos.

 

 

Calcule o custo-benefício.

 

Imagem 3 Amim planta

 

Fatores como preço, tamanho, localização, materiais utilizados e instalações do condomínio, como churrasqueira, sauna, piscina, playground e academia, influenciam na valorização da unidade a ser adquirida. Leve em consideração se o seu objetivo é realmente morar ou colocar para locação de terceiros.

 

 

Visite a região do empreendimento em dias e horários diferentes.

 

 

A rotina da localidade pode ser bem diferente daquela observada na hora da visita, sobretudo se você escolheu o fim de semana pra conhecer as cercanias. O trânsito ao redor, escolas, comércio, bares e restaurantes, além do famoso vizinho fazendo obras intermináveis podem passar facilmente despercebidos.

 

 

Muita atenção à parte burocrática do negócio

 

Conhecer o prazo de entrega, ter contato com o arquiteto do projeto e verificar as cláusulas do contrato são tarefas trabalhosas, porém importantes. É essencial verificar se o contrato possui um prazo máximo para a realização da obra e as consequências dos atrasos.

 

Há de se olhar também as penalidades por descumprimento de itens, em caso de desistência do comprador e também os prazos para troca de materiais com defeitos e/ou ajustes na obra. Vale lembrar também que a própria incorporadora pode desistir do projeto, em período adequado aos termos da lei 4.591 de 16 de dezembro de 1964.

 

 

Para encerrar, acompanhe a evolução do INCC. O Índice Nacional de Custo da Construção leva em consideração as flutuações dos materiais e da mão de obra, e pode incidir sobre todas as parcelas e sobre o saldo devedor.

 

Não existe almoço grátis

 

Por mais que as empresas que trabalham com esse tipo de venda ofereçam vantagens, desconfie de propostas irrecusáveis, com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, sem consultas aos serviços de proteção ao crédito e com abordagens muito agressivas em relação ao tempo para fechar negócio. Descubra quais são os empreendimentos já entregues e faça uma visita para falar com os proprietários.

 

Valor da parcela não é tudo

 

Talvez o maior erro praticado pelos compradores ainda seja olhar apenas para o valor das parcelas. Nunca comprometa mais que 30% do seu orçamento com a quitação das prestações. Os solavancos do mercado podem fazer os valores mensais dispararem e comprometerem significativamente a sua qualidade de vida.

 

A Amim Imóveis está de portas sempre abertas para te

dar todo o suporte necessário nesse momentos tão importantes que é a compra do seu apartamento. Trabalhamos com as melhores oportunidades e lançamentos de Niterói e da Região Oceânica. Converse com o nosso time de especialistas.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT