Loading

Cuidados recomendados na hora de comprar seu imóvel

O desejo de comprar um imóvel próprio é uma meta muito visada pela maioria das pessoas. Para muitos brasileiros é considerado uma forma de estabilidade, tanto em termos orçamentários (fugir do aluguel) como também pela possível boa fonte de renda extra. Contudo, comprar um imóvel requer alguns cuidados, para evitar certos constrangimentos e preocupações ao longo do tempo. Algumas situações podem elevar os gastos de manutenção, prejudicar os pagamentos das parcelas ou até mesmo ocasionar a anulação do contrato. Seguir alguns cuidados recomendados na hora de comprar um imóvel é fundamental para preservar o seu patrimônio e a sua qualidade de vida.

 

Primeiras coisas primeiro

 

Antes de iniciar a busca por um imóvel você deve pensar no tipo de moradia que deseja obter, no valor e nos meios de pagamentos que não prejudicarão a sua renda mensal, assim como os documentos, localização e a valorização do imóvel em médio e longo prazo.

 

Escolhendo o tipo de moradia ideal para você

 

imagem 2 cuidados amim (1)

 

Para descobrir qual a melhor alternativa para o seu perfil, é preciso pensar no prazo em que você deseja se mudar, as condições de pagamento e se você quer se preocupar com reformas e mudanças no imóvel. Um imóvel na planta por exemplo, é ótimo para quem não tem pressa para se mudar e não dispõe do valor total para dar entrada. Já o imóvel pronto é ideal para quem tem pressa para se mudar e deseja utilizar por exemplo, o saldo do FGTS na entrada no imóvel. Além dessas vantagens, é possível, ao adquirir um imóvel na planta, obter condições facilitadas de pagamento, poder escolher a unidade habitacional desejada e  personalizar instalações novas.

 

Cuidados recomendados na hora de comprar seu imóvel: planeje-se financeiramente

 

imagem 3 cuidados amim (1)

 

O planejamento financeiro é essencial para você alcançar seu objetivo. Sabendo exatamente quais são suas metas, você pode definir meios para atingi-las. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

 

– Organize os gastos controlando todos os custos mensais, permitindo uma visão de onde começar para reduzir aqueles gastos que são desnecessários

 

– Estipule uma quantia para reserva financeira: a economia deve ser um compromisso, como qualquer conta. Após organizar todos os gastos, veja quanto sobra para guardar mensalmente em aplicações. Essa ação poderá te auxiliar no pagamento de documentações do imóvel ou ainda na realização de melhorias futuras e reformas.

 

Cuidados no momento da compra

 

Além dessas dicas, resumimos aqui mais alguns cuidados que você deve ter em mente no momento de adquirir o imóvel dos seus sonhos.

1) Tudo deve estar no contrato de compra e venda

imagem 4 cuidados amim (1)

Esse é um instrumento que pode ser feito por um advogado especialista em imóveis, no qual deve conter os dados básicos do vendedor e comprador. Os dados mais comuns nessa transação são: nome completo, RG, CPF/CNPJ, profissão, além das formas de pagamento e o valor integral do imóvel. Em casos de participação de imobiliárias, os percentuais das comissões também devem estar explicitados. É importante estar atento às cláusulas descritas no contrato de compra e venda, para não haver problemas futuros após a assinatura do documento.

2) Realização de um vistoria minuciosa

 

imagem 5 imoveis amim (1)

 

Essa é uma etapa essencial e decisiva para quem irá comprar uma casa ou apartamento. Antes de fechar o negócio, é de extrema importância realizar uma boa vistoria técnica no imóvel para apontar eventuais problemas e acionar as soluções. A vistoria é fundamental para analisar alguns detalhes que podem impactar de forma decisiva a qualidade de vida das pessoas que vão morar ali, facilitando muito a entrega da moradia.

 

3) Pesquisa de localização

 

Antes de realizar a compra do imóvel, realize uma visita ao local em diferentes dias e horários e veja o que o entorno te proporciona. Certifique-se que não existam atividades que possam perturbar a sua tranquilidade e que realmente a localização irá favorecer sua rotina diária em aspectos essenciais como o comércio local e áreas de lazer.

A Amim Imóveis conta com uma equipe que está pronta para auxiliar você nesse momento tão decisivo que é a compra de um imóvel, elimiando o stress e as preucupações. Conheça as nossas oportunidade em Niterói e na Região Oceânica e faça um grande negócio.

 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT