Loading

Expectativas para 2022 no mercado imobiliário

Enfim chegou 2022. O ano, que promete ser bem menos complicado que os últimos dois que passaram, apresenta alguns desafios e boas oportunidades no mercado imobiliário. Para entender melhor como chegamos até aqui, vale relembrar que 2021 e 2020 foram anos extremamente atípicos. A pandemia foi o maior vilão, afetando não só a saúde das famílias e dos negócios como também mudando de vez a forma como as pessoas consomem e como se relacionam com os lugares onde trabalham, estudam e habitam. Sendo assim, é fácil de entender porque muitos especialistas encaram o ano que acabou de começar como o momento de virada positiva que tanto estávamos esperando.

Vamos agora olhar com mais atenção os aspectos que fazem de 2022 o cenário ideal para investir no mercado imobiliário.

 

Todo mundo quer amplitude. Quem pode oferecer sai ganhando

imagem 2 2022 amim

 

Definitivamente, os donos de imóveis com dois quartos ou mais estão com bons motivos para sorrir. A grande demanda por unidades mais amplas, onde é possível inclusive montar o home office sem aperto e desconforto, fez o valor do metro quadrado subir, independentemente da região.

Destacam-se ainda mais as coberturas, os imóveis com varanda e/ou terraço, além daqueles em condomínios maiores, com quadras poliesportivas, piscinas e áreas de circulação maiores, já que os moradores podem se exercitar e aproveitar o sol sem maiores deslocamentos.

A busca por boa circulação de ar e cômodos com maior metragem empurrou o segmento das famílias menores, (com até 3 pessoas), que tradicionalmente buscam unidades com um ou dois dormitórios, na direção de imóveis maiores.

 

Começar pequeno pensando grande

imagem 3 2022 amim

As unidades menores, que ensaiavam um aquecimento de mercado na pré-pandemia, voltam a ser cobiçadas por jovens e casais sem filhos. O preço baixo e as condições facilitadas encorajam inclusive aqueles que já possuem um primeiro imóvel mas desejam transformar uma segunda propriedade em forma de valorizar o dinheiro investido.

Seja comprando para morar ou investindo para alugar, as pequenas casas e apartamentos podem inclusive servir como moradia para estudantes dos grandes centros acadêmicos. Faculdades como a UFF, o IFRJ e o Instituto Federal atraem jovens de vários lugares do país para Niterói, e muitos proprietários se aproveitam da rotina de estudos da juventude para oferecer um aluguel justo aos futuros acadêmicos do nosso país.

 

Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes centros pode revelar valiosas possibilidades

 

Há um movimento crescente nas prefeituras das grandes cidades que consiste em transformar prédios comerciais em condomínios mistos. Isso significa olhar novamente para condomínios muito bem localizados, mas que tradicionalmente eram visados e utilizados por empresas e que agora podem ter moradores.

 

O bom espaço dos escritórios e salas comerciais, em conjunto com o consagrado serviço de segurança, atraem cada vez mais olhares de pessoas interessadas em morar em lugares acessíveis, seguros e com preços que cabem no bolso.

Para quem viu a lista de unidades comerciais encalhar com a debandada de negócios para o ambiente virtual, num mundo com cada vez mais prestadores de serviços de forma remota, como médicos e terapeutas, o reposicionamento do marketing desse tipo de imóvel é oportuno e com rápida percepção de resultados.

 

 

O mercado de imóveis de alto padrão continua com fôlego

unagem 4 2022 amim 

 

Destinados a uma parte da população que segue pouco afetada pelos solavancos políticos e econômicos, os imóveis com valores superiores a 1,5 milhão continuam com alta procura, seja por recém-casados ou quem acaba de se separar.

 

Os condomínios de casas são uma boa opção de morar com conforto, infraestrutura e sofisticação perto de tudo.

Apartamentos de luxo são os preferidos dos executivos que querem trabalhar no Rio sem abrir mão da privacidade e do bom gosto.

Com linhas de crédito com os menores juros entre todos os segmentos, os financiamentos imobiliários são adotados com motivos diversos. Há quem procure financiar uma oportunidade tão boa que a valorização do imóvel é capaz de superar em muito os juros pagos nas parcelas. O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é um bom termômetro para investidores poderem encontrar em matéria de empreendimentos novos. Nesse sentido, essa época de início de ano é favorável a novos negócios.

 

Estamos aqui com pesquisa séria e trabalho duro para que você só tenha que aproveitar seu novo imóvel

 

Conte com a equipe Amim Imóveis para tirar dúvidas, esclarecer pontos cruciais e achar, junto com você, o lugar perfeito para o seu sonho. Entre em contato conosco e fique ligado nas novidades aqui no blog e em nossas redes sociais.

 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT