Loading

Dê uma nova vida à moveis de madeira

Sabe aquele móvel antigo que já não combina mais com a decoração? Antes de trocá-los, porque não experimentar dar uma repaginada neles? Com criatividade, alguns materiais básicos e paciência podemos criar uma peça exclusiva, gastando muito pouco dinheiro. Usar madeira no décor é praticamente sinônimo de sucesso: o material traz aconchego e sofisticação para ambientes decorados de acordo com os mais diversos estilos. Mas como modernizar peças que duram uma vida inteira e até atravessam gerações? Confira as dicas e dê uma nova vida à móvel de madeira.

 

Seja uma herança, uma relíquia escondida no sótão da avó ou simplesmente algo que comprou nos primeiros anos ao morar sozinho, há móveis que, apesar de desatualizados, nos custa muito se desapegar. Se você tem uma peça em madeira que não combina com a decoração da sua casa, experimente pintá-la, decorá-la ou até dar um fim completamente diferente. Para ajudar, aí vão às dicas sobre pintura e reutilização que podem dar outra cara para os seus móveis em madeira. 

Prepare e pinte seu móvel em madeira

 Design sem nome (30)

 

Na maioria dos casos, basta uma pintura e uma boa dose de imaginação para recuperar um móvel que parecia não se adequar à decoração. Mas atenção: para um resultado impecável, são necessários alguns cuidados. Primeiramente, deve-se limpar o móvel com um produto específico para madeiras, removendo, assim manchas e sujeiras acumuladas, sobretudo se o móvel esteve guardado durante muito tempo. Em seguida, poderá ser necessário usar uma lixa para que a superfície aceite melhor a tinta. Ao lixar, respeite o sentido do veio da madeira. Não realizando esse procedimento, você pode riscar o móvel ao invés de lixar, e a superfície ficará rugosa.

 

Inove na pintura sem exagerar 

Design sem nome (31) (1)

 

Aplique uma ou mais cores em apenas uma parte do móvel de madeira. Esse é um jeito ótimo de atualizar o mobiliário. A técnica consegue transformar um ambiente clássico em um contemporâneo, com apenas alguns toques. Outra solução simples é utilizar tinta branca em uma peça de madeira natural.

 

Laquear para revitalizar os seus móveis

Design sem nome (33)

Uma boa forma de dar vida aos móveis que perderam a graça é apostar no acabamento laqueado, conseguido a partir da aplicação de pigmentos capazes de selar as superfícies. Armários pretos, por exemplo, podem apresentar melhores resultados com essa técnica. Quem ama cores pode apostar em algo mais ousado, o resultado ficará igualmente satisfatório.

 

Dê uma nova vida à móveis de madeira: experimentando o efeito carbonizado 

 

Design sem nome (33)

A proposta original da técnica japonesa do shou sugi ban é criar uma camada protetora sobre a madeira. Contudo, o efeito carbonizado traz um aspecto esteticamente tão interessante que acabou se tornando uma tendência inovadora na área de decoração. 

 

Abuse de madeira natural no projeto

 

O uso de madeira natural ganha um status de protagonista em projetos elegantes. O acabamento cru e rústico deixa o ambiente mais aconchegante, além de evocar o aspecto minimalista, chique e elegante.

 

Aposte na monocromia de estampas 

Design sem nome (34) (1)

Pintar vários móveis de madeira com uma única cor é uma tendência para adotar imediatamente! O fato de repetir o tom nas paredes é outra maneira de deixar o décor com uma cara mais contemporânea 

 

Decorar melhor combina com morar melhor

 

Como vimos, existem diversas maneiras de dar uma cara nova ao seu móvel de madeira. Antes de pensar em trocar sua mobília, aposte em uma dessas tendências e observe o quão surpreendente será o resultado. Conte com as dicas da Amim Imóveis, além das melhores opções de casas e apartamentos para você montar a decoração dos seus sonhos em Niterói e na Região Oceânica.  

 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT