Loading

4 dicas para dar entrada no seu apartamento

1

Não é pequeno o número de famílias que sonham com a conquista do imóvel próprio. A melhor forma de garantir uma parcela que caiba no orçamento envolve o aporte de um valor interessante na entrada, reduzindo consideravelmente o valor a ser financiado e facilitando a aprovação do crédito. Procuramos, com este pequeno guia, esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o pagamento da entrada numa operação de compra de imóvel, bem como apontar caminhos para que você possa realizar sua aquisição da melhor forma e sem imprevistos. Vamos às 5 dicas para dar entrada no seu apartamento? 

 

Consciência e planejamento para ter segurança até o final do processo de compra

2

Conhecer a situação financeira do seu núcleo familiar é essencial para ter uma ideia do tamanho máximo que uma parcela pode ter no orçamento sem que comprometa a economia mensal.

Coloque no seu radar as fontes de renda e as despesas recorrentes, bem como ganhos eventuais como bônus, comissões e trabalhos extras, além dos gastos eventuais e uma pequena reserva de emergência. Isso é uma ótima atitude e pode ajudar a identificar quais pontos podem ser ajustados visando reduzir a saída de recursos do seu bolso.

 

 Avalie as opções para escolher a mais adequada ao orçamento da sua família

3

Em linhas gerais, o cálculo do valor da entrada leva em conta a renda total familiar e o preço do imóvel. Os bancos ao realizarem este tipo de financiamento cobram, como regra, 30% do valor da propriedade na entrada e formulam parcelas que não superam os 30% da renda da família. 

Avalie os financiamentos disponíveis para conseguir facilidades e parcelas menores. É possível envolver bens, como um automóvel ou mesmo um imóvel antigo, para engordar a entrada e encurtar bastante a distância para a quitação.

 

Utilize o seu FGTS para aumentar o  valor

04

Para ter acesso aos seus recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, basta que não tenha mexido por três anos nestes recursos, acumular mais de três anos de trabalho, nenhum imóvel na cidade onde mora/trabalha e nenhum financiamento aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Também é possível acessar os valores com a comprovação de que está no processo de compra de um imóvel.

Uma visita a uma das agências da Caixa Econômica com a carteira de trabalho e os documentos necessários pode ser um impulso para que o valor dado na entrada reduza as parcelas ao ponto de encaixarem no seu balanço mensal.

 

Considere a possibilidade de adquirir um imóvel na planta

5

Com menos pressa para se mudar, é possível optar pelo financiamento da própria entrada, com as parcelas passando a chegar a partir da entrega das chaves. Com o tempo máximo de 36 meses, o aporte de dinheiro inicial pode ficar maior do que você pensou, sem prejudicar o planejamento com as mensalidades. 

Acompanhe o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) para calcular a flutuação nos custos de materiais e mão de obra. Esse coeficiente influencia o valor das parcelas e merece atenção para manter o planejamento nos trilhos. 

 

Faça seu dinheiro render e acerte na melhor oportunidade

6

Escolha as melhores posições de investimento para maximizar o retorno no momento decisivo. Estratégias bem sucedidas envolvendo o investimento em tesouro direto, CDB e fundos de renda fixa não são raras.

É bom lembrar que a sua reserva de emergência deve estar consolidada para começar a pensar em investimentos. Isso significa guardar o equivalente a 3 meses de recursos para algum imprevisto pelo caminho.

 

Escreva sua história com a líder do mercado em Niterói e na Região Oceânica

07

Como já dizia Alberto Araújo, em sua canção “Niterói meu amor” 

“Niterói… Cidade enternecida

nas ondas da Guanabara.

A cada esquina tua,

flui-se a poesia a melodia

de um tempo brilhante e maravilhoso.”

Niterói é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil graças ao seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), seu nível de infraestrutura de serviços e, é claro, suas belezas naturais. 

Conte com a Amim para realizar o seu sonho. Temos uma equipe de especialistas para pesquisar a oportunidade perfeita para você. Converse com um profissional do nosso time e dê o próximo passo rumo a novas conquistas.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT