Loading

Como a neuroarquitetura pode estimular o bem-estar

neuroarquitetura e bem-estar

O que te faz sorrir? Onde você é feliz? A neuroarquitetura surgiu em meados de 2003 com a criação da Academy of Neuroscience for Architecture, na Califórnia (EUA). Ela pretende responder a questões sobre como (ou não) a arquitetura pode estimular o bem-estar.

Essa disciplina visa proporcionar aos usuários espaços de convivência que tragam mais qualidade de vida e FELICIDADE, palavra mais procurada no Google em 2022. 

E a felicidade, onde ela mora?

happy family multiethnic mother, father and son laughing, playing,and tickles on floor in cozy kitchen at home

O resultado proporcionado pela neuroarquitetura é a criação de mais espaços que gerem sentimentos positivos, além de foco, concentração e produtividade. Quando aplicada aos ambientes domésticos, busca suprir as necessidades de seus moradores e proporcionar sensações de pertencimento, paz e acolhimento.

Para tanto, utiliza-se das escolhas adequadas com relação à iluminação, cores, texturas, formas, acústica e temperatura dos ambientes. Engloba o conceito de biofilia, que é a conexão com a natureza. 

Conhecendo os pontos-chave da neuroarquitetura

1) Iluminação:

Após a pandemia houve uma procura crescente por espaços mais abertos, que proporcionam maior contato com a natureza e com a luz natural. A luz interfere diretamente na saúde e no comportamento humano. Receber luz natural pode proporcionar ajustes importantes na saúde, como um metabolismo que funciona melhor e menores níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Desta forma, a neuroarquitetura vale-se da luz natural em seus projetos. Nestes projetos, a luz artificial também pode ser empregada, tomando-se alguns cuidados. A luz branca está mais associada ao foco, já a amarela ao aconchego. Por isso, esta última geralmente é utilizada em ambientes como salas e quartos. Recomenda-se também colocar mesas, cadeiras e sofás próximos às janelas, para que a luz natural chegue até os usuários. 

2) Organização:

A organização é um dos pilares da neuroarquitetura. Ambientes bagunçados geram sensações de inquietação, estresse e ansiedade. Ambientes organizados, com o mobiliário e os objetos limpos, em perfeito estado e arrumados, geram sensação de paz e podem auxiliar na clareza dos pensamentos e na tranquilidade.

3) Ambientes sensoriais:

Na neuroarquitetura, a utilização de texturas e cores diferenciadas é um dos pilares utilizados para estimular os sentidos nas pessoas. A psicologia das cores é utilizada, a fim de aplicar o efeito desejado no ambiente. Branco, amarelo, azul e verde costumam ser as cores mais recomendadas e utilizadas. Contudo, tons terrosos também podem ser empregados quando se pretende gerar uma sensação de maior proximidade com a natureza.  

4) Uso de plantas:

Um outro pilar da neuroarquitetura é o uso de plantas em espaços externos e também nos internos. As plantas remetem a sensação de relaxamento e bem estar, além de trazer beleza ao ambiente e maior sensação de contato com a natureza. Existem espécies mais resistentes para os espaços internos, pois sobrevivem melhor em ambientes climatizados. Recomenda-se avaliar as melhores espécies botânicas e utilizar as mais resistentes nestes casos, como a sanseviéria, as suculentas, o pacová, entre outras.

O lugar onde moramos diz muito sobre nós

Mulher lendo documentos

Passamos a maior parte da vida em salas e prédios. Isso corresponde a 90% do tempo que estamos acordados, segundo a OMS. Os espaços arquitetônicos funcionam como âncoras para a memória, evocando sentimentos e lembranças, que podem ou não ser positivos. Nesse sentido, o arquiteto procura entender o que as pessoas precisam, já que mudanças no ambiente mudam o cérebro. O cérebro controla o comportamento. Pensar em neuroarquitetura envolve espaços de trabalho, domésticos e urbanos. Trata-se de ter cidades melhores. E com elas pessoas melhores.
Vista de Niterói - AMIM

Como a neuroarquitetura pode estimular o bem-estar: a hora de escolher bem

As pessoas que convivem em ambientes que levem em consideração esses aspectos, tendem a ter mais saúde e serem mais felizes. O que te faz feliz? Essa resposta agora ficou fácil: morar em um lugar planejado e escolhido a dedo. Sorria e conte com a expertise da Amim: a imobiliária que é referência em Niterói e na Região Oceânica.   

 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT