Loading

Entenda de uma vez as taxas envolvidas na compra de um imóvel

Taxas para comprar um imóvel

Sonhar não custa nada. Mas conquistar aquela casa ou apartamento que você sempre quis envolve despesas que vão além do valor do imóvel ou das suas prestações. A boa notícia é que, com planejamento e disciplina, o seu sonho se transforma em realidade – não em pesadelo. Entenda de uma vez as taxas envolvidas na compra de um imóvel e olhe tranquilamente para o futuro.

Quais são as modalidades de taxa? | Taxas envolvidas na compra de um imóvel

Tudo depende do momento em que o imóvel se encontra. Se está na planta, em construção, pronto ou usado. Sempre haverá a necessidade de gastos com a documentação. Já aspectos como, por exemplo, os juros de financiamento ou corretagem podem variar em cada caso. Conheça a seguir as principais taxas e vá se planejando para arcar com aquelas que mais se encaixam no seu projeto de compra.

Serviços de assessoria imobiliária: você não está sozinho

3 pessoas fechando um negócio

A transação de um imóvel é recheada de procedimentos burocráticos imprescindíveis para garantir a segurança jurídica do negócio. São diversos passos a serem seguidos, incluindo a minuciosa análise da documentação tanto do vendedor quanto do comprador e do próprio imóvel, juntamente com a elaboração do contrato de compra e venda.

 Para garantir a correta execução desses serviços, a orientação de um advogado é essencial. Cada profissional recebe uma remuneração, que é acordada individualmente com a imobiliária, conforme suas habilidades e experiências.

A taxa de avaliação do Imóvel

Cálculos na compra de um imóvel - taxas envolvidas na compra de um imóvel

Antes de conceder o financiamento imobiliário, o banco realiza uma avaliação do valor do imóvel. Esse processo é conduzido por peritos especializados da instituição, que estabelecem um valor com base em sua expertise e na média de mercado. No entanto, é essencial estar ciente de que essa avaliação requer o pagamento de taxas,  independentemente do valor do bem.

É importante destacar que essa taxa de avaliação do imóvel é obrigatória e não pode ser parcelada. Portanto, é fundamental estar preparado para esse custo adicional, pois sem a realização da avaliação, não é possível dar continuidade ao processo de financiamento.

Entenda de uma vez as taxas envolvidas na compra de um imóvel: taxa de corretagem

Corretora apresentando um imóvel novo

Ao adquirir uma propriedade através de um corretor, a comissão deve ser considerada como parte dos custos envolvidos na compra do imóvel. O valor pode variar de acordo com a taxa cobrada pelo corretor, geralmente situando-se entre 4% a 6% do preço total da casa ou apartamento.

Registro do imóvel para que ele seja todo seu 

Muitos tentam escapar dessa taxa, mas o registro do imóvel é indispensável. É ele que declara quem é o proprietário legal do bem. Se a propriedade foi comprada à vista, você precisa registrar a Escritura Pública de Compra e Venda. Já se for financiada, o documento é o Contrato de Financiamento.

Com essa documentação e o comprovante de pagamento do ITBI você pode finalizar o registro. Ela é obtida no Cartório de Registro de Imóveis e o preço varia de acordo com o seu estado. Contudo, a taxa não costuma ultrapassar 1% do valor do bem.

ITBI na hora da compra | Taxas envolvidas na compra de um imóvel

O ITBI é, sem dúvida, um dos tributos mais relevantes ao adquirir um imóvel. Sua incidência ocorre no momento da transação de compra e venda, sendo uma taxa municipal obrigatória. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é calculado com base no valor total do bem e normalmente oscila entre 2% e 4%. Fique atento a essa obrigatoriedade tributária, uma vez que o ITBI é um aspecto crucial a ser considerado durante todo o processo de compra de um imóvel.

A famosa e nem sempre indispensável Escritura Pública

Assinatura

Aqueles que optam por comprar o bem à vista devem proceder com a escritura no Cartório de Notas. Por outro lado, no caso de uma compra financiada, o contrato de financiamento com o banco serve como equivalente a esse documento.

Os valores para a elaboração da escritura do imóvel são estabelecidos por tabela e podem variar conforme o preço da propriedade e o estado onde está localizada. Felizmente, caso seja o primeiro imóvel adquirido, existe a possibilidade de solicitar um desconto de acordo com a Lei Federal dos Registros Públicos.  

Taxa de cessão de contrato durante a construção

Acordo entre duas partes - taxas envolvidas na compra de um imóvel

Ao comprar um imóvel diretamente da construtora, é importante estar atento à possibilidade de cessão de contrato. Essa transferência de titularidade para outra pessoa, em caso de venda antecipada ou doação, requer o pagamento de uma taxa de aproximadamente 5% e deve ser aprovada pela construtora enquanto a unidade ainda está em construção.

Em dia com a taxas cartoriais

 Ao realizar transações imobiliárias, é importante considerar as despesas cartorárias que envolvem a emissão de documentos, como registro e escritura que já citamos anteriormente. Além disso, outros documentos complementares podem estar sujeitos a taxas de cartório, como a Certidão Negativa de Ônus Reais. 

Vai financiar com outro banco? Atenção à taxa de interveniência

A taxa de interveniência é aplicada aos compradores que optam por não realizar o financiamento com o banco indicado pela incorporadora após a entrega das chaves. Essa taxa representa aproximadamente 2% do valor total da unidade.

Custos de vistoria

Busca de um imóvel - taxas envolvidas na compra de um imóvel

Para quem busca obter um financiamento, a vistoria é um requisito mandatório. Esse procedimento consiste em uma análise minuciosa das condições gerais do imóvel, incluindo sistemas elétricos e hidráulicos. Ao final da vistoria, é produzido um laudo técnico detalhado. O valor cobrado depende das dimensões da propriedade e da empresa contratada para realizar o serviço. 

Seguro obrigatório do financiamento

Ele varia de 2,5% a 5% do valor total a ser financiado, dependendo da seguradora escolhida. Ele garante que, em caso de falecimento do titular, a instituição financeira quitará o imóvel. Esse valor é incluído nas parcelas do financiamento e faz parte do Custo Efetivo Total (CET).

Descomplicando as etapas e taxas na compra do imóvel dos seus sonhos

Niteroi - AMIM Imóveis

Conte com a excelência da Amim Imóveis para ir além de encontrar o endereço perfeito em Niterói e na Região Oceânica. Aqui, você conta com todo suporte e os melhores caminhos para encurtar a distância entre o seu sonho e o aperto de mão de “negócio fechado”. 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT