Juros baixos e financiamento de imóveis prefixados: entenda por que é um bom momento para investir

18 março, 2020 Tempo de Leitura3 min

Em janeiro de 2020, o financiamento imobiliário com recursos da poupança cresceu 42%. Esse é o melhor resultado desde 2016 e é um dos sinais de crescimento do setor. Em fevereiro, a Caixa lançou um financiamento imobiliário prefixado, fazendo com que o cliente saiba qual será o valor de cada prestação até quitar totalmente o imóvel. 

O Brasil passou por dificuldades na economia nos últimos anos, especialmente em 2015 e 2017. O mercado imobiliário sofreu as consequências disso: as vendas caíram, o metro quadrado foi desvalorizado e a falta de incentivos dificultou para quem gostaria de realizar o sonho da casa própria ou investir em um imóvel.

Desde 2018, no entanto, as notícias para o setor são boas. Naquele ano, houve um crescimento de 30% nas compras e construções de imóveis. Em 2019, a taxa Selic, uma das mais importantes para o consumo, começou a cair. Atualmente, está em 4,5%, o menor nível da história. 

Financiamentos

Em outubro de 2019, a Caixa Econômica Federal reduziu os juros para financiamento imobiliário nas linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Também em 2019, o Itaú e Bradesco lançaram um crédito semelhante à faixa 3 do Minha Casa Minha Vida. 

Em fevereiro de 2020, a Caixa lançou uma modalidade de financiamento prefixado e com juros de 8% ao ano. Quem financiar um imóvel por essa linha vai saber o valor exato de cada prestação até a quitação de todo o valor. O Bradesco e Santander estão estudando fazer algo semelhante.

Além disso, a Caixa continua com outros tipos de financiamento, como o tradicional (indexado à Taxa Referencial – TR) e a linha indexada ao IPCA. Outros bancos como o Itaú, Bradesco e Santander,  oferecem financiamento imobiliário com correção por meio da TR (taxa referencial). Servidores públicos têm condições diferenciadas, a depender de cada instituição bancária.

Os juros baixos e inventivos estão alavancando os financiamentos imobiliários no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), foram R$ 7,27 bilhões em janeiro, melhor número dos últimos quatro anos.

Vai aproveitar o momento atual e comprar uma casa ou apartamento? Uma boa dica é optar por bairros com segurança, comércio nas redondezas e potencial de valorização. Checar a estrutura do imóvel, tanto externa quanto externa, também é importante.

A recuperação do mercado imobiliário torna o momento atual excelente para investir em imóveis. Os juros baixos e as linhas de financiamento, especialmente as prefixadas, permitem adquirir um imóvel pagando menos, com segurança e estabilidade.  Quem investe com preparação, escolhendo boas áreas com potencial de valorização, têm mais chances de sucesso.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado imobiliário.

Compartilhar

Cadastre-se e saiba primeiro quando um post chegar!