Ir ao Mercado São Pedro é um ritual para muitas famílias que, além da compra de frutos do mar, aproveitam os restaurantes no segundo andar do local. Localizado a 5 minutos de carro da Ponte Rio-Niterói e a 10 minutos andando da estação das Barcas, o local é de fácil acesso e atrai muita gente em diversas épocas do ano.
Para quem busca peixe fresco, mas fresco mesmo, o estabelecimento dispõe de mais de 30 boxes que recebem todos os dias pela manhã frutos do mar recém pescado. Aproveitar comidinhas deliciosas a um bom custo/benefício, conhecer bares e tomar cerveja (para quem gosta)… o passeio é agradável e o mercado tem muita história.
A chegada do mercado ao prédio atual aconteceu em 1971 após a comércio ter funcionamento por 2 décadas sobre palafitas na Baía de Guanabara. O Mercado São Pedro, além de ter se constituído como uma referência turística e gastronômica, é o maior mercado de pescado no Estado do Rio de Janeiro atualmente.
Local de festas
Além de receber frequentadores mais assíduos, o mercado realiza eventos, como a tradicional Festa de São Pedro, onde ocorre missa e festa no dia 29 de junho em comemoração ao padroeiro dos pescadores.
Pra quem gosta de Carnaval, em frente ao mercado há concentração do Bloco do Peixe, depois os foliões partem pelas ruas Visconde do Rio Branco, Silva Jardim, Visconde de Itaboraí e Coronel Miranda. Informações podem ser encontradas no Guia da Boa.
Na Páscoa de 2018, período do ano em que procura por peixes é intensa, o mercado manteve o preço médio do bacalhau para enfrentar a crise, já o salmão e namorado foram encontrados mais baratos que no ano anterior.
É possível servir na páscoa pratos como os dos chefs com estrela Michelin que compram regularmente no Mercado do Peixe há anos, como é o caso do chef João Paulo Frankenfeld do Riso Bistrô.
No bistrô, encontra-se o El Pulpo, uma mistura de França e Espanha para reinventar o polvo grelhado, que é servido com lascas e espuma de bacalhau, acompanhado de purê de couve-flor e ratatouille de berinjela, tomate, abobrinha e pimentão.
Você pode fazer na sua casa, mas pro sucesso do prato, os peixes devem estar fresquíssimos e agora você já sabe onde os grandes chefs fazem as compras.