Loading

Laudo de vistoria de imóveis, você sabe da importância?

Homem assinando documento.

Mudar de endereço é um momento empolgante, prazeroso, e que nos faz pensar nas diversas possibilidades na montagem do novo lar. No entanto, para o sonho não virar dor de cabeça, é fundamental prestar atenção nos mínimos detalhes antes de assinar o contrato e pegar as chaves. Por isso, o laudo de vistoria de imóveis é um documento extremamente valioso para evitar surpresas desagradáveis. É nele que constam as características estruturais do local, onde está escrito de forma minuciosa o estado em que cada parte da unidade se encontra.

Confira esta matéria e confira se você realmente sabe da importância desse recurso. Ela complementa informações mais específicas sobre o que deve ser conferido antes de fechar um negócio imobiliário, como já abordamos neste texto. Vamos lá?

As informações que constam no laudo de vistoria

Dando check

No documento estarão presentes, entre outras informações, as dimensões do imóvel, se há vazamentos e/ou infiltrações, as condições das instalações elétricas e hidráulicas, o estado da pintura, se há a presença de rachaduras, o estado das portas, janelas, pisos, revestimentos, forros e da mobília, caso tenha.

E como é feita a vistoria?

Medindo parede

 Sistema hidráulico

Torneira de cozinha | Laudo de vistoria de imóveis

Na hora de checar o sistema hidráulico, veja se os registros estão funcionando corretamente, ou seja, sem problemas de vazamento ou abrir ou fechar, além de testar torneiras e dispositivos de descarga nos vasos sanitários. A aparência da água deve ser levada em consideração, já que a presença de cor e cheiro pode indicar tubulações velhas ou falta de manutenção na cisterna.

Checar a existência de mofo, umidade ou infiltrações é importante pela questão da saúde dos habitantes. Móveis podem esconder este tipo de problema e é preciso realizar o reparo assim que identificado para evitar doenças de pele ou respiratórias nos moradores.

Laudo de vistoria de imóveis, você sabe da importância? Janelas, portas e pisos

Portas de uma casa | Laudo de vistoria de imóveis

As janelas e portas precisam ser verificadas tanto no estado de conservação quanto no correto funcionamento ao abrir e fechar. Isso significa observar se há ferrugem, trincas, empenas ou presença de cupim no caso das peças feitas de madeira. 

Na verificação de pisos e revestimentos, é necessário considerar o tipo de material presente. Com leves batidas e o uso de nivelador, é possível se certificar que não há bolhas, descolamentos, peças quebradas ou desníveis em cerâmicas e porcelanatos. Em pisos laminados e azulejos, é importante ver se não há nada riscado ou solto. Independentemente do cômodo, o estado dos rejuntes não deve ser ignorado 

Rachaduras não são bem-vindas

 Rachaduras podem ser superficiais ou estruturais. Enquanto as do primeiro tipo podem ser resolvidas com massa e pintura, as do segundo tipo podem representar sério risco, inclusive podendo resultar em desabamentos. Para este tipo de problema, é preciso que um arquiteto ou engenheiro seja responsável por diagnosticar e traçar o plano de recuperação.

A parte elétrica está on?

Fiação elétrica | Laudo de vistoria de imóveis

A parte elétrica em mau estado por resultar em choques, incêndios e a inutilização de aparelhos eletrônicos. Por isso, o laudo deve conter informações precisas sobre o estado do quadro de luz, tomadas, interruptores, bocais para lâmpadas e o tipo de fiação utilizada em casa local.

 A pintura diz muito sobre paredes e tetos

Tinta na parede | Laudo de vistoria de imóveis

Na vistoria de pintura, a presença de manchas, bolhas e áreas descascadas podem indicar um ponto de infiltração. Marcas, riscos e outras imperfeições também devem estar presentes no documento de vistoria.

 As modalidades de laudo

O laudo de vistoria pode ser realizado em diversos momentos: a vistoria é chamada de inicial quando realizada antes do processo de locação ou compra, de constatação, quando é realizada nas vésperas de uma obra e final quando feita ao fim da moradia, onde serão comparadas as condições do imóvel com o início do período contratual. 

Conte com a Amim para assinar embaixo do seu sonho

Niterói - AMIM Imóveis

Nossa seleção de profissionais pesquisa e desenvolve soluções há mais de três décadas, colecionando histórias de sucesso. Conte com uma equipe que é referência no mercado imobiliário em Niterói e na Região Oceânica. Marque agora uma conversa com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo em direção à realização da sua próxima conquista.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT